Por que é “incabível” o reconhecimento de união estável paralela ao casamento?
A aplicação da lei vigente, o correto a se fazer, mas será sempre o mais justo ?
A aplicação da lei vigente, o correto a se fazer, mas será sempre o mais justo ?
Neste ano, comemora-se 11 anos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) reconhecendo, por unanimidade, a união estável entre casais do mesmo sexo. Na prática, a decisão significou que as regras que valem para relações estáveis entre homens e mulheres serão aplicadas aos casais homossexuais. A decisão, histórica, deu uniformidade ao entendimento da lei, e …
O dia dos namorados, comemorado neste dia 12 de junho, traz à tona sentimentos importantes como amor, respeito e companheirismo. Mais do que pensar nos presentes, a data é propícia para que os casais reflitam sobre o futuro da relação e no que ela pode implicar – emocional e financeiramente. O que, para muitos, pode …
Você sabia que existe contrato de namoro? Saiba para o que serve e como fazer Leia mais »
A discussão sobre o julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que definiu, na semana passada, como taxativo o rol de procedimentos listados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para a cobertura dos planos de saúde ainda deve durar por um bom tempo. Entidades ligadas a pacientes que dependem de tratamentos não listados no …
Rol Taxativo: como a recente polêmica sobre os planos de saúde afeta nossa vida Leia mais »
Dra. Karine Bessone dá dicas de como se livrar de ser infeliz em uma relação devido às atitudes do(a) companheiro(a)
É uma situação delicada, mas comum. Levando-se em consideração o Código Civil de 2002, conclui-se que é possível o reconhecimento de união estável entre pessoas casadas, desde que se encontrem separadas de fato. Ou seja, toda e qualquer decisão judicial contrária a esse entendimento será uma confusão entre os poderes, pois o juiz estaria fazendo …
É possível formar união estável mesmo estando casado com outra pessoa? Leia mais »
Uma decisão desta semana da Justiça de Natal mostrou que a Lei Maria da Penha (11.340/2006) também pode ser aplicada em caso de abusos no ambiente de trabalho, uma vez que foi comprovada união estável entre patrão e empregada. O caso foi julgado na 1ª Vara do Trabalho de Natal, no Rio Grande do Norte. O …
Em uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo que muito repercutiu no mundo do Direito no ano passado, um homem foi condenado a indenizar a ex-esposa por ter tido práticas sexuais no ambiente familiar, onde ambos moravam com os filhos. O valor foi fixado em R$ 20 mil a título de indenização por …
Traição e os direitos de quem foi vítima. Devo ser indenizado por ter sido traído(a)? Leia mais »
O divórcio foi instituído oficialmente no Brasil há exatos 45 anos. Foi uma longa trajetória até que o Congresso aprovasse a regra que permitiu às pessoas se casarem novamente: a Emenda Constitucional número 9, de 28 de junho de 1977, uma alteração do trecho da Carta que impedia a dissolução do vínculo matrimonial. Foi essa …
Os 45 anos da Lei do Divórcio: saiba o que mudou e como são as regras atuais no Brasil Leia mais »
A carta aberta publicada pela atriz Klara Castanho, de 21 anos, sobre o vazamento de informações do seu prontuário médico após ter sido submetida a um aborto expõe falhas graves do hospital e de profissionais que têm a obrigação legal de proteger o sigilo da paciente. Ela revelou ter sido vítima de um estupro e …
Caso Klara Castanho: entenda o que diz a lei no caso que tomou conta do noticiário Leia mais »